N concordo com o kareyon desta vez...
como a propia criss05 diz:
" [utilidade] Por que não trocar de GS
Infelizmente, há tempos vejo mensagens de usuários que dizem estar com problemas para rodar um server, pois o GS fica em branco ou porque aparece a mensagem: "Esse programa executou uma ação ilegal e precisou ser fechado".
Pior ainda é ver que um dos conselhos que é dado é para o usuário trocar de GS. Por que não aconselho isso?
1 - Cada GS - mesmo sendo da mesma versão - certamente será diferente, pois cada um foi trabalhado por um coder diferente.
2 - Vamos pegar, como exemplos, os servers beta do Luciano e um que foi lançado pelo Endi no ano passado. Ambos são GS 1.00.16. Como todos sabem, o Endi não trabalha com DLL, codando todas as alterações e inserindo eventos e funções diretamente no GS, enquanto que o Luciano faz essas alterações e insere eventos e funções através de uma DLL. Isso, por si só, já torna DIFERENTES os dois GS, mesmo sendo da mesma versão.
3 - Outra diferença: o Luciano organizou os arquivos executáveis e os demais de uma maneira diferente. Os arquivos executáveis (DataServer, ConnectServer, etc...) foram colocados em uma pasta que ele chamou de bin. E na pasta data, eliminou a pasta lang/kor, e colocou os arquivos (item(kor).txt, skill(kor).txt, etc) dentro da pasta data, renomeando-os. Para que os arquivos executáveis (especialmente o GS) pudessem "ler" corretamente esses arquivos, ele fez alterações no GS. Já o Endi trabalha com a estrutura original e, assim, não foi preciso fazer esse tipo de alteração. Assim, se pegássemos uma versão do Luciano e trocássemos o GS dele pelo do Endi, certamente teríamos vários problemas, principalmente por que o GS do Endi NÃO iria encontrar os arquivos item(kor).txt, skill(kor).txt...
4 - Ainda analisando esses dois exemplos: o server do Luciano tem uma DLL onde ele colocou várias funções, comandos, etc... E as configurações desses comandos estão inseridas no arquivo commonserver. O server do Endi NÃO tem essa DLL (já que ele faz as alterações diretamente no GS) e as funções configuráveis são colocadas no arquivo commonserver. Se trocarmos o GS do Luciano pela do Endi, o GS do Endi NÃO iria ler as linhas de funções no commonserver. O mesmo aconteceria se colocássemos o GS do Luciano no server do Endi.
Assim, trocar de GS - mesmo que ele rode direitinho - com certeza irá provocar outros problemas, muito mais sérios. Se uma pessoa está trabalhando ou tem online uma versão do Luciano e troca o GS pela do Endi, a versão então deixará de ser a do Luciano para ser a do Endi (e vice-versa).
Por esses motivos - e muitos outros - NÃO recomendo a troca de GS. O recomendado é tentar encontrar o motivo pelo qual o GS está com problema ou então trocar TODOS os arquivos - e não apenas o GS..."