Fazendo MODs no Dekaron usando o GIMP

MasterKr

Legendário XPZ
26 de Setembro de 2009
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www.masterkrgames.com
  <blockquote> Olá. tentarei deixar esse tutorial o mais simples e fácil possílvel.

Antes de começarmos, vamos precisar de algumas ferramentas:

Arquivos necessários:

    GIMP [
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]

DDS Plugin para GIMP [
Você não tem permissão para ver o link. Faça o login ou registre-se agora.
]    Após terminar o download dos arquivos necessários, instale o GIMP e

logo em seguida o DDS Plugin para o mesmo.

Como instalar o Plugin?

    Simplesmente extraia os arquivos do plugin no caminho

C:\Program Files\GIMP-2.0\lib\gimp\2.0\plug-ins ou em

C:\Arquivos de Programas\GIMP-2.0\lib\gimp\2.0\plug-ins

dependendo do local onde foi instalado o GIMP, que irá funcionar perfeitamente.    Finalmente podemos começar a diversão!

Primeiramente precisamos encontrar algum item para modificar.

Como encontrar o item certo?

    Armas:

As texturas das armas podemos encontrar em "..data/texture/item/"

Armaduras:

Texturas encontradas em "../data/texture/character/"

Costumes/Fantasias:

Texturas encontradas em "../data/texture/costume/"

Todos os caminhos são no seu cliente.    Para identificar o que é que, no Dekaron como em outros jogos

é utilizado algumas abreviações/prefixos no nome dos

arquivos, descritos logo abaixo:

Abrev./Prefixos das Armas:



    Sword = swd

Shield = sld

Knuckle = gan

Dagger = ssw

2H Sword = lsw

Axe = max

Bow = bow

CrossBow = crs

2H Axe = gax

Mace = mac

2H Mace = gma

Twinblade = tba

Wand = wad

Staff = stf

Spear = spr

Guardarm = gda

Whip = wip

Fishing Rod = nac   

Abrev./Prefixos dos Personagens:

    Mage = sor

Summoner = sum

Bagi = war

Hunter = arc

Segnale = hil

Knight = swd

Aloken = alo    Abrev./Prefixos das Armaduras:

    Helmet = hel

Coat = cot

Gloves = glv

Pants = pat

Boots = bot    Abrev./Prefixos das Asas:

    Wings (102) = win

Wings (160) = win02    Geralmente armas de level 1 terminam com 01.dds, a partir daí vocês podem

chegar até o level 160 sem problemas.

Nota: Utilizar o GIMP para editar texturas é simples pelo fato de mostras as miniaturas dos arquivos .dds

Agora abra o GIMP e a partir do menu escolha Arquivo>Abrir> localize a pasta de texturas do jogo. (../data/texture/ do seu cliente).

[img alt=Resigzed Image height=16 width=16]
' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >
Click this bar to view the full image.


Como colorir/recolorir?

    Bem, o GIMP possui diferentes ferramentas para colorir/recolorir, mas a melhor de inicio fica em Cores>Equilibrio de Cores. Essa ferramenta possui apenas 3 ajustes deslizantes, mas você pode fazer muita coisa com eles.   
[img alt=Resigzed Image height=16 width=16]
' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >
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http://img220.imageshack.us/img220/4636/tutorial2d.jpg

Após encontrar a cor certa, devemos então salvar nosso trabalho indo em [B]Arquivo>Salvar[/B]. Se vocês está utilizando o DDS Plugin pela primeira vez, aconselho a usar [B]Arquivo>Salvar como...[/B], o que trará outra janela, expanda [B]Tipo de arquivo (Por extensão)>DDS image>Salvar>Substituir[/B].

[table][tr][td][img alt=Resigzed Image height=16 width=16]
' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >[/td][td]Click this bar to view the full image.[/td][/tr][/table][img width=640 height=468]
[IMG]http://img265.imageshack.us/img265/4623/tutorial3.jpg

Após tudo isso irá surgir outra janela, onde você poderá escolher diferentes

formas de Compressão, Formatos, Cores, Mipmaps e Gamma.

[img alt=Resigzed Image height=16 width=16]
' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >
Click this bar to view the full image.
http://img215.imageshack.us/img215/9831/tutorial4t.jpg

[B]Que tipo de compressão escolher?[/B]

    Se preferir você pode utilizar nenhuma sem problemas, mas em alguns casos

não resultará em bons resultados (como bordas transparentes ou furos sobre objetos).

Minha sugestão para texturas que não tenham transparência, é usar BC1/DXT1 para uma melhor qualidade, mas se você for trabalhar com alguma imagem com transparência, você não poderá utilizar esse modo porque irá torná-las opacas no jogo, para evitar isso use o modo BC2/DXT3.    Sabemos que existem muitos métodos de compressão diferentes, e a maioria deles não nos dão um resultado com boa qualidade. Para maiores informações sobre métodos de compressões aconselho a dar uma olhada nesse link:

[URL="http://en.wikipedia.org/wiki/S3_Texture_Compression"]S3 Texture Compression - Wikipedia[/URL] (Inglês - Original)

[URL="http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FS3_Texture_Compression"]S3 Texture Compression - Wikipedia[/URL] (Português - Google Translator)

Bom é isso, obrigado por ler esse pequeno tutorial.

[B]Créditos:[/B]

    @ [COLOR=#FF0000][B]Indrek888[/B][/COLOR] pelo tutorial original

@ [B]C3PO[/B] por traduzir e organizar para todos.    Não se esqueçam de deixar um agradecimento. </blockquote> 
 
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