<blockquote> Olá. tentarei deixar esse tutorial o mais simples e fácil possílvel.
Antes de começarmos, vamos precisar de algumas ferramentas:
Arquivos necessários:
GIMP []
DDS Plugin para GIMP [] Após terminar o download dos arquivos necessários, instale o GIMP e
logo em seguida o DDS Plugin para o mesmo.
Como instalar o Plugin?
Simplesmente extraia os arquivos do plugin no caminho
C:\Program Files\GIMP-2.0\lib\gimp\2.0\plug-ins ou em
C:\Arquivos de Programas\GIMP-2.0\lib\gimp\2.0\plug-ins
dependendo do local onde foi instalado o GIMP, que irá funcionar perfeitamente. Finalmente podemos começar a diversão!
Primeiramente precisamos encontrar algum item para modificar.
Como encontrar o item certo?
Armas:
As texturas das armas podemos encontrar em "..data/texture/item/"
Armaduras:
Texturas encontradas em "../data/texture/character/"
Costumes/Fantasias:
Texturas encontradas em "../data/texture/costume/"
Todos os caminhos são no seu cliente. Para identificar o que é que, no Dekaron como em outros jogos
é utilizado algumas abreviações/prefixos no nome dos
arquivos, descritos logo abaixo:
Abrev./Prefixos das Armas:
Sword = swd
Shield = sld
Knuckle = gan
Dagger = ssw
2H Sword = lsw
Axe = max
Bow = bow
CrossBow = crs
2H Axe = gax
Mace = mac
2H Mace = gma
Twinblade = tba
Wand = wad
Staff = stf
Spear = spr
Guardarm = gda
Whip = wip
Fishing Rod = nac
Abrev./Prefixos dos Personagens:
Mage = sor
Summoner = sum
Bagi = war
Hunter = arc
Segnale = hil
Knight = swd
Aloken = alo Abrev./Prefixos das Armaduras:
Helmet = hel
Coat = cot
Gloves = glv
Pants = pat
Boots = bot Abrev./Prefixos das Asas:
Wings (102) = win
Wings (160) = win02 Geralmente armas de level 1 terminam com 01.dds, a partir daí vocês podem
chegar até o level 160 sem problemas.
Nota: Utilizar o GIMP para editar texturas é simples pelo fato de mostras as miniaturas dos arquivos .dds
Agora abra o GIMP e a partir do menu escolha Arquivo>Abrir> localize a pasta de texturas do jogo. (../data/texture/ do seu cliente).
Como colorir/recolorir?
Bem, o GIMP possui diferentes ferramentas para colorir/recolorir, mas a melhor de inicio fica em Cores>Equilibrio de Cores. Essa ferramenta possui apenas 3 ajustes deslizantes, mas você pode fazer muita coisa com eles.
http://img220.imageshack.us/img220/4636/tutorial2d.jpg
Após encontrar a cor certa, devemos então salvar nosso trabalho indo em [B]Arquivo>Salvar[/B]. Se vocês está utilizando o DDS Plugin pela primeira vez, aconselho a usar [B]Arquivo>Salvar como...[/B], o que trará outra janela, expanda [B]Tipo de arquivo (Por extensão)>DDS image>Salvar>Substituir[/B].
[table][tr][td][img alt=Resigzed Image height=16 width=16]
' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >[/td][td]Click this bar to view the full image.[/td][/tr][/table][img width=640 height=468]
[IMG]http://img265.imageshack.us/img265/4623/tutorial3.jpg
Após tudo isso irá surgir outra janela, onde você poderá escolher diferentes
formas de Compressão, Formatos, Cores, Mipmaps e Gamma.
http://img215.imageshack.us/img215/9831/tutorial4t.jpg
[B]Que tipo de compressão escolher?[/B]
Se preferir você pode utilizar nenhuma sem problemas, mas em alguns casos
não resultará em bons resultados (como bordas transparentes ou furos sobre objetos).
Minha sugestão para texturas que não tenham transparência, é usar BC1/DXT1 para uma melhor qualidade, mas se você for trabalhar com alguma imagem com transparência, você não poderá utilizar esse modo porque irá torná-las opacas no jogo, para evitar isso use o modo BC2/DXT3. Sabemos que existem muitos métodos de compressão diferentes, e a maioria deles não nos dão um resultado com boa qualidade. Para maiores informações sobre métodos de compressões aconselho a dar uma olhada nesse link:
[URL="http://en.wikipedia.org/wiki/S3_Texture_Compression"]S3 Texture Compression - Wikipedia[/URL] (Inglês - Original)
[URL="http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FS3_Texture_Compression"]S3 Texture Compression - Wikipedia[/URL] (Português - Google Translator)
Bom é isso, obrigado por ler esse pequeno tutorial.
[B]Créditos:[/B]
@ [COLOR=#FF0000][B]Indrek888[/B][/COLOR] pelo tutorial original
@ [B]C3PO[/B] por traduzir e organizar para todos. Não se esqueçam de deixar um agradecimento. </blockquote>
Antes de começarmos, vamos precisar de algumas ferramentas:
Arquivos necessários:
GIMP []
DDS Plugin para GIMP [] Após terminar o download dos arquivos necessários, instale o GIMP e
logo em seguida o DDS Plugin para o mesmo.
Como instalar o Plugin?
Simplesmente extraia os arquivos do plugin no caminho
C:\Program Files\GIMP-2.0\lib\gimp\2.0\plug-ins ou em
C:\Arquivos de Programas\GIMP-2.0\lib\gimp\2.0\plug-ins
dependendo do local onde foi instalado o GIMP, que irá funcionar perfeitamente. Finalmente podemos começar a diversão!
Primeiramente precisamos encontrar algum item para modificar.
Como encontrar o item certo?
Armas:
As texturas das armas podemos encontrar em "..data/texture/item/"
Armaduras:
Texturas encontradas em "../data/texture/character/"
Costumes/Fantasias:
Texturas encontradas em "../data/texture/costume/"
Todos os caminhos são no seu cliente. Para identificar o que é que, no Dekaron como em outros jogos
é utilizado algumas abreviações/prefixos no nome dos
arquivos, descritos logo abaixo:
Abrev./Prefixos das Armas:
Sword = swd
Shield = sld
Knuckle = gan
Dagger = ssw
2H Sword = lsw
Axe = max
Bow = bow
CrossBow = crs
2H Axe = gax
Mace = mac
2H Mace = gma
Twinblade = tba
Wand = wad
Staff = stf
Spear = spr
Guardarm = gda
Whip = wip
Fishing Rod = nac
Abrev./Prefixos dos Personagens:
Mage = sor
Summoner = sum
Bagi = war
Hunter = arc
Segnale = hil
Knight = swd
Aloken = alo Abrev./Prefixos das Armaduras:
Helmet = hel
Coat = cot
Gloves = glv
Pants = pat
Boots = bot Abrev./Prefixos das Asas:
Wings (102) = win
Wings (160) = win02 Geralmente armas de level 1 terminam com 01.dds, a partir daí vocês podem
chegar até o level 160 sem problemas.
Nota: Utilizar o GIMP para editar texturas é simples pelo fato de mostras as miniaturas dos arquivos .dds
Agora abra o GIMP e a partir do menu escolha Arquivo>Abrir> localize a pasta de texturas do jogo. (../data/texture/ do seu cliente).
[img alt=Resigzed Image height=16 width=16] ' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' > | Click this bar to view the full image. |
Como colorir/recolorir?
Bem, o GIMP possui diferentes ferramentas para colorir/recolorir, mas a melhor de inicio fica em Cores>Equilibrio de Cores. Essa ferramenta possui apenas 3 ajustes deslizantes, mas você pode fazer muita coisa com eles.
[img alt=Resigzed Image height=16 width=16] ' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' > | Click this bar to view the full image. |
Após encontrar a cor certa, devemos então salvar nosso trabalho indo em [B]Arquivo>Salvar[/B]. Se vocês está utilizando o DDS Plugin pela primeira vez, aconselho a usar [B]Arquivo>Salvar como...[/B], o que trará outra janela, expanda [B]Tipo de arquivo (Por extensão)>DDS image>Salvar>Substituir[/B].
[table][tr][td][img alt=Resigzed Image height=16 width=16]
' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >[/td][td]Click this bar to view the full image.[/td][/tr][/table][img width=640 height=468]
[IMG]http://img265.imageshack.us/img265/4623/tutorial3.jpg
Após tudo isso irá surgir outra janela, onde você poderá escolher diferentes
formas de Compressão, Formatos, Cores, Mipmaps e Gamma.
[img alt=Resigzed Image height=16 width=16] ' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' >' alt='' class='ipsImage' > | Click this bar to view the full image. |
[B]Que tipo de compressão escolher?[/B]
Se preferir você pode utilizar nenhuma sem problemas, mas em alguns casos
não resultará em bons resultados (como bordas transparentes ou furos sobre objetos).
Minha sugestão para texturas que não tenham transparência, é usar BC1/DXT1 para uma melhor qualidade, mas se você for trabalhar com alguma imagem com transparência, você não poderá utilizar esse modo porque irá torná-las opacas no jogo, para evitar isso use o modo BC2/DXT3. Sabemos que existem muitos métodos de compressão diferentes, e a maioria deles não nos dão um resultado com boa qualidade. Para maiores informações sobre métodos de compressões aconselho a dar uma olhada nesse link:
[URL="http://en.wikipedia.org/wiki/S3_Texture_Compression"]S3 Texture Compression - Wikipedia[/URL] (Inglês - Original)
[URL="http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FS3_Texture_Compression"]S3 Texture Compression - Wikipedia[/URL] (Português - Google Translator)
Bom é isso, obrigado por ler esse pequeno tutorial.
[B]Créditos:[/B]
@ [COLOR=#FF0000][B]Indrek888[/B][/COLOR] pelo tutorial original
@ [B]C3PO[/B] por traduzir e organizar para todos. Não se esqueçam de deixar um agradecimento. </blockquote>