• Bem vindo à nossa comunidade - Quer se juntar ao resto dos nossos membros? Registre-se*Registros aprovados pela adminitração

[PHP com Shion] 112 - Operadores - Atribuição

Shion

Legendário XPZ
cê já viu a maioria dos tipos de operadores de atribuição. Mas agora você vai ver o resto deles e novos jeitos de usa-los.

O PHP interpreta uma linha de comando sempre da direita pra esquerda, com exceção do pre-incremento/decremento. Que se estiverem sozinhos são lidos das esquerda pra direita. Para entendermos melhor, quase tudo no PHP retorna algo, e se retorna ele pode ser usada em outra operação na mesma linha, como o exemplo do ECHO e do PRINT. Vejamos outros exemplos:

Código PHP:



Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!



No caso a cima, o 1 retornou, obviamente 1, que foi atribuído ao $c, mas uma variável também retorna seu valor, e ela foi atribuída ao $b que também retorna seu valor para ser atribuída ao $a, e com o $a também não é diferente, ele retorna seu valor, mas como não existe nada para ser feito com ele, o valor retornado foi simplesmente descartado. E por final temos $a, $b e $c igual ao numero 1.

Com este exemplo podemos criar novos, como esse:

Código PHP:


Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!

Mas espere o que é .=? Lembra da parte de Operadores Matemáticos na parte onde ensinei uma forma abreviada de soma, subtrair, etc? Então, também existe um eito abreviado de juntar strings, que é usando .= (ponto-igual).

Aqui está uma lista de todos os Operadores de Atribuição (incluindo uns mais avançados para aqueles que vem de outras linguagens como C e C++)

AtribuiçãoCorrespondeNome
$a = $bAtribuição
$a += $b$a = $a + $bSoma
$a -= $b$a = $a - $bSubtração
$a *= $b$a = $a * $bMultiplicação
$a /= $b$a = $a / $bDivisão
$a %= $b$a = $a % $bModulo
$a .= $b$a = $a . $bConcatenação
$a &= $b$a = $a & $bE (and)
$a |= $b$a = $a | $bOU (or)
$a ^= $b$a = $a ^ $bXOR
$a ~= $b$a = $a ~ $bNÃO (not)
$a <<= $b$a = $a << $bDeslocamento binário a esquerda
$a >>= $b$a = $a >> $bDeslocamento binário a direita
 
Topo Bottom