• Bem vindo à nossa comunidade - Quer se juntar ao resto dos nossos membros? Registre-se*Registros aprovados pela adminitração

[PHP com Shion] 119 - Estruturas de Repetição - FOR

Shion

Legendário XPZ
Depois do WHILE e do DO-WHILE, vem o FOR, mas pra que mais uma estrutura de repetição, o que essa faz que a outras não fazem? Na realidade tudo que se faz na WHILE, DO-WHILE da pra se fazer no FOR e vice versa. Mas a questão está no como se faz.

Código PHP:



Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!



Esse é o corpo do FOR, você pode usar chaves como se usa no IF, WHILE, DO-WHILE, etc para usar mais de uma linha de código. Mas por que existe expressão1, expressão2 e expressão3? Por que são 3 coisas diferentes e podem ser usados das mais variadas maneiras e também as três são opcionais. Sim você não precisa colocar sempre eles o importante é só não esquecer dos ponto e virgula que existe entre eles.

O expressão1 é usado apenas no inicio da repetição, apenas uma vez, não importando quantas vezes o código seja repetido. É nela onde colocamos as variáveis que iremos usar na repetição. por exemplo:

Código PHP:


Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!



Veja que você pode inicializar mais de uma variável, separando elas com virgula. Note que tanto faz inicializar antes do FOR como no FOR.

A expressão2 é a mesma coisa que você colocaria no WHILE ou no DO-WHILE, então não precisa de muitas explicações, só lembrando que ela também é opcional e é nela que normalmente usamos as variáveis criadas anteriormente. O FOR só será executado se o a condição que estiver aqui não for atingida.

E por ultimo e não meno importante é a expressão3 que nada mas é o incrementador ou decrementador da repetição, ele também é opcional. Ela sempre será executada ao final de cada repetição, antes da expressão2 ser verificada. Você pode separar por virgula vários incrementadores e decrementadores. Por exemplo:

Código PHP:


Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!

Caso não seja usada o incremento nem no FOR nem dentro dele, você pode causar uma repetição infinita, que fará seu código nunca terminar de ser executado. Isso pode acontecer em qualquer laço de repetição.
 
Topo Bottom