• Bem vindo à nossa comunidade - Quer se juntar ao resto dos nossos membros? Registre-se*Registros aprovados pela adminitração

[PHP com Shion 122 - Funções

Shion

Legendário XPZ
As funções são a base para quase tudo no PHP. Você vai usar eles tanto quanto vai usar variáveis e operadores. Então saber mexer com funções é essencial para saber programar. Pois é com ela que tudo ficar mais fácil e rápido. Vamos para sintaxe:

Código PHP:



Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!



Essa é a sintaxe básica de qualquer função, mas teremos de entender o que ela faz, primeiramente vem a palavra FUNCTION que diz ao PHP que o código a seguir é uma função.

Em seguida temos o nome da função, ele segue a mesma regra para nomenclatura de variáveis, lembrando que não se pode ter duas funções com o mesmo nome, caso contrario o PHP vai exibir um erro dizendo que a função já existe.

Depois vem os paramentos, não existe ao certo um limite de parâmetros, mas é bom usar o bom senso, caso precisa passar uma lista gigante, envie um array como parâmetro que fica mais fácil. Caso a função receba mais de um parâmetro é necessário dividir os paramentos usando a virgula entre elas.

E por final vem o código, que é o local onde fica o bloco de código que será repetido todas as vezes que você usá-lo.

Vamos para alguns exemplo, para que fique mais fácil de se entender:

Código PHP:


Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!



Fácil não? Mas se for necessário por exemplo pegar um array com vários números e verificar quais números dentro dela são igual a um certo numero e retornar uma nova array com os números que são diferentes desse certo numero? Para isso usaremos o RETURN.

Código PHP:


Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!
 
Topo Bottom