• Bem vindo à nossa comunidade - Quer se juntar ao resto dos nossos membros? Registre-se*Registros aprovados pela adminitração

[PHP com Shion] Tutorial 1 - Introdução ao PHP

Shion

Legendário XPZ
Muitos vão dizer que isto é perda de tempo, pois ninguém vai ler e blá blá blá.. discordo plenamente, o fórum cresce cada vez mais, e cada vez mais surge interessados em aprender uma linguagem de programação, seja ela desde HTML ou até mesmo Java, e tenho visto que o fórum não estava atendendo estas necessidades, então fiquei muito feliz com o surgimento dessas áreas!

Então vamos ao que interessa,

Vamos começar bem lá no inicio, sei que é chato, mas é necessário saber. Então, oque é PHP?

PHP Significa Hypertext Preprocessor, e é uma linguagem livre, e muito usada no mundo de hoje.

Antes de qualquer função PHP deve-se iniciar com as seguintes tags:

<?php

?>

ou

<?

?>

Agora você se pergunta, do que o PHP é capaz? Eu digo: tudo!

Na minha opinião PHP é uma linguagem completa para desenvolvimento WEB, por isso com ela é capaz de se fazer tudo!

Vamos iniciar nosso primeiro codigo PHP:

<?php <~Abertura de tags

<~Codigo PHP

?> <~Fechando tags





Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!
[ul]

O Echo, é o comando utilizado para exibir uma mensagem. E assim como a maioria das linguagens de programação, ao termino de cada comando, deve se usar ";" (Ponto e Virgula) No caso do script acima, teremos um resultado parecido com um HTML dizendo "Olá
" em nossa pagina.
  • Variáveis
[/ul]O PHP possui 8 tipos de variáveis,
  • 4 Básicos
  • 2 Compostos
  • 2 Especiais
As básicas são:Boolean (true/false, 0/1, -1/0 )Integer (Um inteiro é um número do conjunto Z = {..., -2, -1, 0, 1, 2, ...}.)
  • Constantes
Float (ou Double, é um número decimal que pode ser utilizado com notação científica como por exemplo 1E-10, 1e2 ou números decimais normais 1.23
String (pode conter, frases, palavras, letras, textos inteiros, lembrando que no PHP uma string é considerado um array de caracteres)

As compostas:
Array (que é uma lista de variáveis do mesmo tipo ou não)
e Objetos

Exemplos de Arrays, são:
$var = array(1,2,3,4,5,6);
$var = array(1=>'A',2=>'B','C'=>3);
Neste caso temos 3 índices, 1, 2 e C

E Objetos são instâncias de uma classe no PHP.

Como usar variaveis basicas:
(int), (integer) - converte para inteiro
(bool), (boolean) - converte para booleano
(float), (double), (real) - converte para número float
(string) - converte para string
(array) - converte para array
(object) - converte para objeto


Uma constante, é um identificador para um valor unico.
Veja exemplos:


Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!
E para utilizar posteriormente,




Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!

Então, PHP não é só isso, pois nao tem como ensinar tudo em um post só, então aguardem o próximo

biggrin.png


Bom essa foi a primeira parte do tutorial, espero que tenham gostado, e até o próximo!
 
Editado por um moderador:
Topo Bottom