• Bem vindo à nossa comunidade - Quer se juntar ao resto dos nossos membros? Registre-se*Registros aprovados pela adminitração

[Tutorial] Entendendo como funciona os .IFF Vol. 1 - Club.iff

Shion

Legendário XPZ
Atenção: Se estiver lendo esse tutorial sem ter visto nenhum antes, peço que visite esse link para melhor entendimento do assunto que será tratado nesse tutorial:

Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo das URLs!


 venho aqui trazer o tutorial sobre Club.iff, que intera meu último tutorial sobre o Clubset.iff

Já aviso que essa parte do Club, exige um pouco mais de atenção que o clubset, visto que aqui é necessário alterar 4 ao invés de 1, então se errar um, até você achar o erro...

Importante: Sempre que for adicionar uma taqueira nova, lembre-se de que é aqui que são definidos os formatos das taqueiras, você não vai querer colocar uma taqueira nova com a forma de Air Knight ou Soul Reaper... vai!? Então sempre que adicionar nova taqueira, não se esqueça de criar uma sequência de dados para cada tipo de taco (Wood, Iron, Wedge, Putter) no Club.iff e de alterar o ID das mesmas no ClubSet.iff, que é sequênciado respectivamente por Roxo 1 (Wood), Roxo 2 (Iron), Roxo 3 (Wedge) e Roxo 4 (Putter).

------------------------

Primeiras considerações em relação a adicionar itens: Assim como TODOS .iff que têm relação com itens, o clubset também tem!

Os 2 (dois) valores selecionados abaixo representam o número de TACOS existentes no .iff, sempre que adicionar novos, NÃO SE ESQUEÇA DE AUMENTAR ESSE NÚMERO EM 4 (levando em conta que você adicionará Wood, Iron, Wedge e Putter na mesma hora), que no caso ficaria B3 00.

nCIVH.jpg


------------------------

Primeiramente, uma imagem mostrando onde começa e onde termina os dados de cada TACO (não taqueira).

3zOOX.jpg


Assim como TODOS .iff, se você errar um BYTE que seja, vai bugar seu item!

Isso se aplica ao club.iff também...

Nesse caso, a área selecionada é referente ao taco Wood do Duo Feather Set!

Existem mais 3 tacos, Iron, Wedge e Putter, que também possuem dados como os selecionados acima.

Veja como são estruturados e a função de cada um na imagem abaixo.

ynu1B.jpg


Eu tentei separar os campos da melhor maneira possível, se ficou confuso ou não da pra ver direito, por favor me falem!!

Explicação breve:

ROSA: Como todo e qualquer .iff, este valor se refere a tornar o item "legível" como explicado no tutorial anterior.

Também é utilizado para saber onde começa os dados de um item e o começo do outro, para saber até onde você pode modificar!

-

VERDE: Esse é o ID do taco. Lembram-se da parte ROXA selecionada no clubset.iff? Exato!

Roxo 1 se refere exatamente ao Wood, enquanto o Roxo 2 se refere diretamente ao Iron, que pode ser localizado na parte de baixo.

Relembrando que o ID dos itens NÃO PODE SER DUPLICADO, ou seja, se tiver outro item com o mesmo ID apenas o primeiro item será lido.

A conversão dos ID's desses itens são completamente desnecessárias, visto que você não utilizará eles in-game, apenas no clubset.iff!

-

ROXOESSA PARTE É EXTREMAMENTE IMPORTANTE!

Primeiro uma breve explicação da utilidade disso...

Essa parte selecionada em roxo é referente ao nome exato do arquivo de formato 3D da taqueira!

Na pasta data\club\ase\ se encontram esses arquivos (levando em conta um .pak extraído!) e existem 5 (cinco) para cada taqueira: club02_01_w.pet (Wood), club02_01_i.pet (Iron), club02_01_s.pet (Wedge), club02_01_p.pet (Putter) e club02_01_ui.pet (Considerando a sigla de User Interface, acredito que seja relacionado a isso, mas não tenho certeza, se alguém souber exatamente, poderia me informar? Obrigado).

Perceberam que existem 2 (duas) áreas onde estão denominando o nome do formato? Elas são necessárias! Não se pode ter apenas a de cima, nem apenas a de baixo, ambas devem estar presentes. O por quê disso? Não sei ao certo, isso também acontece com todos os outros .iff, mas não consegui deduzir a utilidade, mas sei que é necessário.

Na parte do Iron mais abaixo, podem notar que a estrutura dele é a mesma, a única coisa alterada foi o nome do formado 3D e o ID do item, que é modificado no clubset.iff para definir qual formato de cada taco como foi explicado anteriormente.

Obs: Caso queiram adicionar manualmente a segunda referência ao formato 3D, desça 6 bytes e 1 para a esquerda e escreva o mesmo nome que o escrito anteriormente (isso se aplica a todos tacos).
 
Topo Bottom