O servidor dedicado nada mais é que um equipamento ligado 24 horas por dia em um link de internet de alta velocidade em uma empresa ou em um data center.
É a escolha de administradores de servidores ou fórums (sites em geral) que possuem alto consumo de tráfego e recursos da máquina.
Geralmente é escolhido quando um servidor ou um conjunto de sites consome demasiadamente dos recursos do sistema e não se oferece mais condições de permanecer em sistema compartilhado de hospedagem.
Um de seus benefícios é que permite que seu administrador configure seus sistemas e aplicações da maneira que necessitar, sem restrição, pois este serviço oferece acesso total à máquina. Isto significa que tu possuirás um acesso remoto a fim de controlar o computador como se estivesse de frente dele.
Sabe aquele servidor que você joga ou já jogou e que não tem lag? Então ele provavelmente encontra-se num servidor dedicado
Pense que é o seu servidor no computador bonzão daquele seu amigo que também tem uma ótima internet e que mora em outra cidade. Este é o dedicado, só que 100 vezes melhor que este computador que você imaginou, e com uma velocidade de internet mil vezes maior, além de ele ficar ligado 24 horas por dia, sabe eles ficam nos armários refrigerados, são computadores neste estilo aqui:
Não possuem monitores não.
Quando eu digo que a velocidade é bem alta, é algo em torno disto aqui:
[COLOR=#008000]5.4 MBp/s que está sendo mostrado é porque o local de onde eu estava efetuando o download limitava, mas já baixei a 11.0 MBp/s.[/COLOR]
[COLOR=#008000]Este download levou algo em torno de 15 segundos para ser baixado, só pra ter idéia, tinham vezes que eu não conseguia tirar screenshot quando tentava realizar o download através de outros servidores que não limitavam a velocidade.[/COLOR]