Shion
Legendário XPZ
Como andei vendo pelo fórum, está faltando tutoriais de modificação .iff e muitas pessoas têm duvida quanto a isso, o que eu resolvi fazer é criar uma explicação da parte .iff que eu conheço e espero que isso ajude muita gente, esse vai ser meu primeiro tutorial e criarei outros futuramente.
O programa utilizado na imagem é o UltraEdit32, o favorito de muitos, desgostado por poucos.
Nesse tutorial utilizarei a Duo Feather Clubset como exemplo pra vocês e vou explicar passo a passo a utilidade de cada valor, sejam pacientes, sem isso vocês não entenderão completamente o espírito da coisa!
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Primeiras considerações em relação a adicionar taqueiras: Assim como TODOS .iff que têm relação com itens, o clubset também tem!
Os 2 (dois) valores selecionados abaixo representam o número de taqueiras existentes no .iff, sempre que adicionar uma nova, NÃO SE ESQUEÇA DE AUMENTAR ESSE NÚMERO EM 1, que no caso ficaria 2F 00.
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Aqui vai uma imagem de exemplo onde começa e onde termina os dados de cada taqueira!!!
Estão vendo a parte selecionada em azul? Ela demonstra todos os bytes relacionados diretamente ao Duo Feather Clubset, para fazer uma adição de taqueiras, que depois desse tutorial e outro que postarei futuramente, acredito que serão capazes de fazer facilmente, se você errar UM byte, UM BYTE QUE SEJA, sinto muito... você bugou sua taqueira e até você descobrir que foi isso que bugou ela... vai tempo viu XD.
Agora vou mostrar a vocês a utilidade de cada valor.
Eu tentei separar os campos da melhor maneira possível, se ficou confuso ou não da pra ver direito, por favor me falem!!
Começando a explicação:
ROSA: O primeiro valor 01 selecionado com ROSA na imagem, significa se o item está "legível" ou não pelo jogo, caso você queira desativar um item (Não retirá-lo do shop, mas sim fazê-lo "deixar de existir dentro do jogo até ser ativado novamente), altere esse valor para 00. Esse valor também identifica onde inicia os dados da taqueira.
No caso do segundo valor 01, significa o início dos dados da próxima taqueira e não tem relação com nosso trabalho atual, só marquei para avisá-los.
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VERDE: Os 4 (quatro) valores selecionados com a cor VERDE designam o ID do item em código hexadecimal, lembrando que o ID dos itens NÃO PODE SER DUPLICADO, ou seja, se tiver outro item com o mesmo ID apenas o primeiro item será lido.
Para fazer a conversão caso necessário, abra a calculadora do windows e coloque o valor hexadecimal AO CONTRÁRIO, que é o modo com o qual ele é lido. Depois disso é só clicar em Dec para converter o número para decimal.
Exemplo:
ID da Duo Feather: 07 00 00 10
O que vou colocar no hex da calculadora: 10 00 00 07
Valor exato em decimal: 268435463
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AZUL: É o nome do item que aparece dentro do jogo, no exemplo citado seria Duo Feather Set. Sem muito segredo nessa parte, é só alterar pela parte ASCII à direita, não precisa ser editado em valores hexadecimais.
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VERMELHO (+ SETA): Aqui é onde você altera o level necessário para se usar a taqueira. No exemplo está 0B (11 em decimal) que significa Junior E (level padrão da Duo Feather). Os leveis vão de 00 (Rookie F) à 70 (Infinity Legend I) (00 à 46 em hexadecimal) e o valor PRECISA OBRIGATORIAMENTE ESTAR EM HEXADECIMAL.
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AMARELO: Esse é o nome EXATO do .tga do item. O que é .tga? É aquela pequena imagem que mostra no shop, myroom, lá em cima na identificação do personagem/caddie/taqueira/bola/mascote equipados. Especificamente as taqueiras, possuem 4 imagens .TGA ((club_01, s_club_01, w_club_01 e bar_club01) Esses são apenas exemplos, cada taqueira tem uma identificação).
O TGA em questão aqui é o club_01 apenas, que no caso seria o principal.
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VERDE CLARO 1: Valor do item em hexadecimal, sem segredo também. Acredito eu que todos tenham pelo menos noção de como mexer com esse valor. Espero...
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VERDE CLARO 2: TAG do item. Primeiro valor: 01 para points (e não trocável em PSQ) e 02 para pangs (trocável em PSQ). Segundo valor: 01 para points, 03 para pangs, 11 para new, 21 para hot. (Desconheço o valor de SPECIAL, se alguém souber informar agradeço).
Exemplos:
Item de Points comum: 01 01
Item de Pangs comum: 02 03
Item de Points New: 01 11
Item de Pangs Hot: 02 21
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ROXO: ID dos tacos Wood, Iron, Wedge e Putter contidos no club.iff que serão explicados no meu próximo tutorial.
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ROXO 1: ID do taco Wood.
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ROXO 2: ID do taco Iron.
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ROXO 3: ID do taco Wedge.
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ROXO 4: ID do taco Putter.
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AZUL CLARO: Os 5 (cinco) primeiros valores aqui, após os ID's dos tacos citados anteriores, são os atributos iniciais da taqueira (favor evitar modificar o valor dos ID's ao invés dos atributos para não bugar o putter).
Os valores estão respectivamente representando Força > Controle > Precisão > Spin > Curva.
Exemplo:
Força 08 / 15
Controle 05 / 12
Precisão 07 / 11
Spin 02 / 03
Curva 04 / 05
OBS: ESSES 5 VALORES VÃO ALTERAR SOMENTE OS ATRIBUTOS INICIAIS!
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AZUL ESCURO: Os 5 (cinco) ultimos valores aqui, depois dos atributos iniciais, são os atributos máximos!
Os valores estão respectivamente representando Força > Controle > Precisão > Spin > Curva.
Exemplo:
Força 08 / 15
Controle 05 / 12
Precisão 07 / 11
Spin 02 / 03
Curva 04 / 05
OBS: ESSES 5 VALORES VÃO ALTERAR SOMENTE OS ATRIBUTOS MÁXIMOS!
O programa utilizado na imagem é o UltraEdit32, o favorito de muitos, desgostado por poucos.
Nesse tutorial utilizarei a Duo Feather Clubset como exemplo pra vocês e vou explicar passo a passo a utilidade de cada valor, sejam pacientes, sem isso vocês não entenderão completamente o espírito da coisa!
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Primeiras considerações em relação a adicionar taqueiras: Assim como TODOS .iff que têm relação com itens, o clubset também tem!
Os 2 (dois) valores selecionados abaixo representam o número de taqueiras existentes no .iff, sempre que adicionar uma nova, NÃO SE ESQUEÇA DE AUMENTAR ESSE NÚMERO EM 1, que no caso ficaria 2F 00.
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Aqui vai uma imagem de exemplo onde começa e onde termina os dados de cada taqueira!!!
Estão vendo a parte selecionada em azul? Ela demonstra todos os bytes relacionados diretamente ao Duo Feather Clubset, para fazer uma adição de taqueiras, que depois desse tutorial e outro que postarei futuramente, acredito que serão capazes de fazer facilmente, se você errar UM byte, UM BYTE QUE SEJA, sinto muito... você bugou sua taqueira e até você descobrir que foi isso que bugou ela... vai tempo viu XD.
Agora vou mostrar a vocês a utilidade de cada valor.
Eu tentei separar os campos da melhor maneira possível, se ficou confuso ou não da pra ver direito, por favor me falem!!
Começando a explicação:
ROSA: O primeiro valor 01 selecionado com ROSA na imagem, significa se o item está "legível" ou não pelo jogo, caso você queira desativar um item (Não retirá-lo do shop, mas sim fazê-lo "deixar de existir dentro do jogo até ser ativado novamente), altere esse valor para 00. Esse valor também identifica onde inicia os dados da taqueira.
No caso do segundo valor 01, significa o início dos dados da próxima taqueira e não tem relação com nosso trabalho atual, só marquei para avisá-los.
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VERDE: Os 4 (quatro) valores selecionados com a cor VERDE designam o ID do item em código hexadecimal, lembrando que o ID dos itens NÃO PODE SER DUPLICADO, ou seja, se tiver outro item com o mesmo ID apenas o primeiro item será lido.
Para fazer a conversão caso necessário, abra a calculadora do windows e coloque o valor hexadecimal AO CONTRÁRIO, que é o modo com o qual ele é lido. Depois disso é só clicar em Dec para converter o número para decimal.
Exemplo:
ID da Duo Feather: 07 00 00 10
O que vou colocar no hex da calculadora: 10 00 00 07
Valor exato em decimal: 268435463
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AZUL: É o nome do item que aparece dentro do jogo, no exemplo citado seria Duo Feather Set. Sem muito segredo nessa parte, é só alterar pela parte ASCII à direita, não precisa ser editado em valores hexadecimais.
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VERMELHO (+ SETA): Aqui é onde você altera o level necessário para se usar a taqueira. No exemplo está 0B (11 em decimal) que significa Junior E (level padrão da Duo Feather). Os leveis vão de 00 (Rookie F) à 70 (Infinity Legend I) (00 à 46 em hexadecimal) e o valor PRECISA OBRIGATORIAMENTE ESTAR EM HEXADECIMAL.
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AMARELO: Esse é o nome EXATO do .tga do item. O que é .tga? É aquela pequena imagem que mostra no shop, myroom, lá em cima na identificação do personagem/caddie/taqueira/bola/mascote equipados. Especificamente as taqueiras, possuem 4 imagens .TGA ((club_01, s_club_01, w_club_01 e bar_club01) Esses são apenas exemplos, cada taqueira tem uma identificação).
O TGA em questão aqui é o club_01 apenas, que no caso seria o principal.
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VERDE CLARO 1: Valor do item em hexadecimal, sem segredo também. Acredito eu que todos tenham pelo menos noção de como mexer com esse valor. Espero...
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VERDE CLARO 2: TAG do item. Primeiro valor: 01 para points (e não trocável em PSQ) e 02 para pangs (trocável em PSQ). Segundo valor: 01 para points, 03 para pangs, 11 para new, 21 para hot. (Desconheço o valor de SPECIAL, se alguém souber informar agradeço).
Exemplos:
Item de Points comum: 01 01
Item de Pangs comum: 02 03
Item de Points New: 01 11
Item de Pangs Hot: 02 21
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ROXO: ID dos tacos Wood, Iron, Wedge e Putter contidos no club.iff que serão explicados no meu próximo tutorial.
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ROXO 1: ID do taco Wood.
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ROXO 2: ID do taco Iron.
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ROXO 3: ID do taco Wedge.
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ROXO 4: ID do taco Putter.
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AZUL CLARO: Os 5 (cinco) primeiros valores aqui, após os ID's dos tacos citados anteriores, são os atributos iniciais da taqueira (favor evitar modificar o valor dos ID's ao invés dos atributos para não bugar o putter).
Os valores estão respectivamente representando Força > Controle > Precisão > Spin > Curva.
Exemplo:
Força 08 / 15
Controle 05 / 12
Precisão 07 / 11
Spin 02 / 03
Curva 04 / 05
OBS: ESSES 5 VALORES VÃO ALTERAR SOMENTE OS ATRIBUTOS INICIAIS!
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AZUL ESCURO: Os 5 (cinco) ultimos valores aqui, depois dos atributos iniciais, são os atributos máximos!
Os valores estão respectivamente representando Força > Controle > Precisão > Spin > Curva.
Exemplo:
Força 08 / 15
Controle 05 / 12
Precisão 07 / 11
Spin 02 / 03
Curva 04 / 05
OBS: ESSES 5 VALORES VÃO ALTERAR SOMENTE OS ATRIBUTOS MÁXIMOS!