• Bem vindo à nossa comunidade - Quer se juntar ao resto dos nossos membros? Registre-se*Registros aprovados pela adminitração

[PHP com Shion] Tutorial 2 - Functions

Shion

Legendário XPZ
Mais um tutorial sobre PHP, e dessa vez vou falar sobre funções. Funções foram as melhores coisas que ja aconteceram na historia do php na minha opinião, pois com ela você evita repetir centenas de codigos.

Um exemplo de função:

Código PHP:



Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!



Pronto, temos uma função de soma. Nesse caso iremos evitar ficar repetindo a ação toda vez que formos somar algo, ou seja criamos uma função que apenas passamos as variaveis e a função faz o resto. Vamos entender esta função.

function = Comando PHP utilizado para criar uma função

Somar = Nome da sua função.

($valor1, $valor2) = Nesta parte, você escolhe quantas variaveis vão ser utilizadas na função, ou seja as que serão passadas pelo seu comando na hora de utilizar, no caso do exemplo Soma(1,5) Corresponde à ($valor1, $valor2). Pode usar quantas variaveis quiser, denominando-as como quiser.

Os Colchetes "{}" são importantes!

return = Retorna o resultado da sua função.

Esta é uma função simples. Segue um exemplo de uma função composta:
Código PHP:


Código:
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo dos códigos!

Acima temos uma calculadora completa, utilizando funções. Em seguida basta usar Calcular(Dividir,4,2); obteremos 2.

No exemplo acima fazemos a utilização de condições (if, else, else if) falarei mais sobre isso em outro tutorial.

Bom, é isso, este é o meu olhar sobre functions PHP. Espero que tenham gostado e até o proximo 
biggrin.png


OBS: Os codigos que escrevo aqui, são feitos no momento que tutorial é escrito então nao testo os mesmos, se encontrarem alguma falha, por favor me informe!
 
Topo Bottom