• Bem vindo à nossa comunidade - Quer se juntar ao resto dos nossos membros? Registre-se*Registros aprovados pela adminitração

[Tutorial - Basicão] Explicação De Alguns Dos Comandos Mais Usados

XSystemX

Usuário XPZ
Olá meu povo me chamo System , vou postar um tutorial bem basicão sobre alguns comandos do delphi: como condições (se, se não, enquanto e etc.)​

Explicação de alguns dos comandos mais usados


- If, Then e Else


- Case, Of, Else


- While, Do


Por enquanto é só logo vou adicionar mais. Mas chega de papo e vamos ao tutorial.

Entendendo o If, Then e Else


If= Se
Then= Então
Else= Se não
Só por essa básica explicação já da pra ter uma base, vamos dar um exemplo:

Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo das citações!
Vamos fazer um exemplo em delphi, usando, 1 edit, 1 label e 1 button, e eu queria que se eu digitasse o texto certo no edit, ele mudasse o caption do label para certo, se estiver errado o texto do edit, a caption da label muda para errado, a base do código do botão ficará assim:


if Edit1.Text = 'LucasFr' then
    Label1.Caption := 'Certo'
  else
    Label1.Caption := 'Errado';
Ou seja, se eu digitar LucasFr no edit e clicar no botão, a caption do label muda para certo, se estiver errado, muda para errado, se quiser pode fazer o teste.


Finalizamos aqui o estudo do if.

Case, Of, Else


Bom, não tem muito o que falar sobre o case, vou direto ao ponto, ele é bastante usado no evento OnKeyDown do form, para usá-lo, mude a propriedade KeyPreview do form para true no object inspector.


Vamos lá, fazer um exemplo de hotkeys. Vá na aba events do form e dê dois cliques no OnKeyDown, que no básico significa Ao apertar a tecla, após estar no OnKeyDown, vamos aprender sobre o case. Quando se quer usar o case para hotkeys, sua estrutura é:


case Key of
amos lá então.. Para este exemplo vou usar um Button, e eu quero que ao apertar F1, o Button seja clicado, então vamos la, ficará assim o código do Onkeydown:


case Key of
VK_F1: Button1.Click;
Vermelho: Tecla a ser apertada.

Verde: Comando a ser executado.


Se quiser algumas das teclas VK, visite uma pagina (
Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo das URLs!
) que contenha essas informações.


Aí vocês perguntam:


Mas, oow Lucas seu burro, e se eu quiser usar uma letra ao invés dessas teclas VK gays?


Muito simples seu insolente, troque a tecla a ser usada por isto:


Ord('DIGITE A MALDITA LETRA AQUI')
Mas lembre-se, a letra dentro do parenteses tem que ser maiúscula. Agora sobre o ELSE, eu citei acima mas vou deixar para próximas oportunidades, divirtam-se com isso por enquanto, e está encerrada a parte Case & Of.

While, Do


A estrutura do while, do é muito simples;


While= Enquanto
Do= Faça
Ou seja, vou dar exemplo:



Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo das citações!


Ou seja, enquanto o numero de maçãs de Maria for 5, o programa fará determinada coisa. Tem também o While Not, vou dar exemplo:



Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo das citações!


Ou seja, vamos exemplar que maria tem 15 maças, enquanto o numero de maças dela não for 5, ela irá perder uma.


Perceba também que no português, o não ficou depois do nome, mas no ingles seria:



Por favor, Entrar ou Registrar para ver o conteúdo das citações!


Esse eu não vou dar exemplo no delphi, vou deixar que vocês mesmos façam e descubram.


E está encerrado nosso tutorial..


Créditos: LucasFr


Te ajudou? Dê um +
 
Topo Bottom