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[TUTORIAL] Variáveis c++

Wantedd

Honrado XPZ
1. Os diferentes tipos de variáveis

Existem vários tipos de variáveis, cada um corresponde a um tamanho máximo de números, caractere, ou verdade. Quanto mais o tipo pode conter de grandes números, mais ele ocupará espaço da memória. 

1.1 bool

Em geral, utiliza 1 byte da memória, valores: true ou false

1.2 char

Em geral, utiliza 1 byte da memória, permite armazenar um caractere, valores : 256 caracteres. 

1.3 unsigned short int

Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de 0 a 65 535

1.4 short int

Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de -32768 a 32767

1.5 unsigned long int

Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de 0 a 4 294 967 295

1.6 long int

Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de -2 147 483 648 a 2 147 483 647

1.7 int (16 bits)

Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de -32 768 a 32 767. 

1.8 int (32 bits)

Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de -2 147 483 648 a 2 147 483 647

1.9 unsigned int (16 bits)

Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de 0 a 65 535. 

1.10 unsigned int (32 bits)

Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de 0 a 4 294 967 295

1.11 duplo

Em geral, utiliza 8 bites da memória, valores: de 2.2e-308 a 3.4e-38. 

1.12 float

Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de 1.2e-308 a 3.4e-38

Atenção! 
O tamanho das variáveis da memória podem variar de um computador para outro! Você pode verificar o tamanho das variáveis usando a função siezof() 
 

2. Declaração e atribuição das variáveis

2.1 Declaração

Para declarar uma variável, basta indicar seu tipo seguido do seu nome. Existem várias convenções sobre o nome das variáveis. Alguns preferem separar as diferentes partes do nome com "_", outros preferem escrever uma letra maiúscula para separá-los. Exemplo: 
int receitaDoMês;
ouint receita_do_mês;


O importante é ser coerente e utilizar sempre a mesma convenção para os seus próprios programas. 
 

2.2 Atribuição do valor

Você pode atribuir um valor para sua variável, juntamente com sua declaração: 
int receitaDoMês = 12301;

Você também pode fazer várias declarações em uma mesma linha, mas neste caso, todas as variáveis da linha terão o mesmo tipo. 
int receitaDoMês = 12301, receitaDoAno = 45644545;
 

3. "Reloop" dos inteiros assinados

Mas o que acontece se o tipo que escolhemos é muito pequeno? Acontece um reloop: se o tipo atinge seu valor máximo, e que, por exemplo, ele é incrementado, seu valor tornar-se-á o valor mínimo aceito por este tipo. 
unsigned short int número = 65535;
cout << número << endl;
número++;
cout << número << endl;

Se você executar esse código, a segunda linha não escreverá 65.536, mas sim 0. 
Este é igual para todos os tipos. 


4. "Reloop" dos inteiros não assinados

Para os não assinados, é a mesma coisa, ao atingir seu tamanho máximo, ele retorna ao seu 
valor mínimo. 
short int número = 32767;
cout << número << endl;
número++;
cout << número << endl;

Se você executar esse código, a segunda linha não escreverá 32.768, mas sim -32768. 
 
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