1. Os diferentes tipos de variáveis
Existem vários tipos de variáveis, cada um corresponde a um tamanho máximo de números, caractere, ou verdade. Quanto mais o tipo pode conter de grandes números, mais ele ocupará espaço da memória.
1.1 bool
Em geral, utiliza 1 byte da memória, valores: true ou false.
1.2 char
Em geral, utiliza 1 byte da memória, permite armazenar um caractere, valores : 256 caracteres.
1.3 unsigned short int
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de 0 a 65 535.
1.4 short int
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de -32768 a 32767.
1.5 unsigned long int
Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de 0 a 4 294 967 295.
1.6 long int
Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de -2 147 483 648 a 2 147 483 647.
1.7 int (16 bits)
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de -32 768 a 32 767.
1.8 int (32 bits)
Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de -2 147 483 648 a 2 147 483 647.
1.9 unsigned int (16 bits)
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de 0 a 65 535.
1.10 unsigned int (32 bits)
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de 0 a 4 294 967 295.
1.11 duplo
Em geral, utiliza 8 bites da memória, valores: de 2.2e-308 a 3.4e-38.
1.12 float
Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de 1.2e-308 a 3.4e-38.
Atenção!
O tamanho das variáveis da memória podem variar de um computador para outro! Você pode verificar o tamanho das variáveis usando a função siezof()
2. Declaração e atribuição das variáveis
2.1 Declaração
Para declarar uma variável, basta indicar seu tipo seguido do seu nome. Existem várias convenções sobre o nome das variáveis. Alguns preferem separar as diferentes partes do nome com "_", outros preferem escrever uma letra maiúscula para separá-los. Exemplo:
int receitaDoMês;
ouint receita_do_mês;
O importante é ser coerente e utilizar sempre a mesma convenção para os seus próprios programas.
2.2 Atribuição do valor
Você pode atribuir um valor para sua variável, juntamente com sua declaração:
int receitaDoMês = 12301;
Você também pode fazer várias declarações em uma mesma linha, mas neste caso, todas as variáveis da linha terão o mesmo tipo.
int receitaDoMês = 12301, receitaDoAno = 45644545;
3. "Reloop" dos inteiros assinados
Mas o que acontece se o tipo que escolhemos é muito pequeno? Acontece um reloop: se o tipo atinge seu valor máximo, e que, por exemplo, ele é incrementado, seu valor tornar-se-á o valor mínimo aceito por este tipo.
unsigned short int número = 65535;
cout << número << endl;
número++;
cout << número << endl;
Se você executar esse código, a segunda linha não escreverá 65.536, mas sim 0.
Este é igual para todos os tipos.
4. "Reloop" dos inteiros não assinados
Para os não assinados, é a mesma coisa, ao atingir seu tamanho máximo, ele retorna ao seu
valor mínimo.
short int número = 32767;
cout << número << endl;
número++;
cout << número << endl;
Se você executar esse código, a segunda linha não escreverá 32.768, mas sim -32768.
Existem vários tipos de variáveis, cada um corresponde a um tamanho máximo de números, caractere, ou verdade. Quanto mais o tipo pode conter de grandes números, mais ele ocupará espaço da memória.
1.1 bool
Em geral, utiliza 1 byte da memória, valores: true ou false.
1.2 char
Em geral, utiliza 1 byte da memória, permite armazenar um caractere, valores : 256 caracteres.
1.3 unsigned short int
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de 0 a 65 535.
1.4 short int
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de -32768 a 32767.
1.5 unsigned long int
Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de 0 a 4 294 967 295.
1.6 long int
Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de -2 147 483 648 a 2 147 483 647.
1.7 int (16 bits)
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de -32 768 a 32 767.
1.8 int (32 bits)
Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de -2 147 483 648 a 2 147 483 647.
1.9 unsigned int (16 bits)
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de 0 a 65 535.
1.10 unsigned int (32 bits)
Em geral, utiliza 2 bites da memória, valores: de 0 a 4 294 967 295.
1.11 duplo
Em geral, utiliza 8 bites da memória, valores: de 2.2e-308 a 3.4e-38.
1.12 float
Em geral, utiliza 4 bites da memória, valores: de 1.2e-308 a 3.4e-38.
Atenção!
O tamanho das variáveis da memória podem variar de um computador para outro! Você pode verificar o tamanho das variáveis usando a função siezof()
2. Declaração e atribuição das variáveis
2.1 Declaração
Para declarar uma variável, basta indicar seu tipo seguido do seu nome. Existem várias convenções sobre o nome das variáveis. Alguns preferem separar as diferentes partes do nome com "_", outros preferem escrever uma letra maiúscula para separá-los. Exemplo:
int receitaDoMês;
ouint receita_do_mês;
O importante é ser coerente e utilizar sempre a mesma convenção para os seus próprios programas.
2.2 Atribuição do valor
Você pode atribuir um valor para sua variável, juntamente com sua declaração:
int receitaDoMês = 12301;
Você também pode fazer várias declarações em uma mesma linha, mas neste caso, todas as variáveis da linha terão o mesmo tipo.
int receitaDoMês = 12301, receitaDoAno = 45644545;
3. "Reloop" dos inteiros assinados
Mas o que acontece se o tipo que escolhemos é muito pequeno? Acontece um reloop: se o tipo atinge seu valor máximo, e que, por exemplo, ele é incrementado, seu valor tornar-se-á o valor mínimo aceito por este tipo.
unsigned short int número = 65535;
cout << número << endl;
número++;
cout << número << endl;
Se você executar esse código, a segunda linha não escreverá 65.536, mas sim 0.
Este é igual para todos os tipos.
4. "Reloop" dos inteiros não assinados
Para os não assinados, é a mesma coisa, ao atingir seu tamanho máximo, ele retorna ao seu
valor mínimo.
short int número = 32767;
cout << número << endl;
número++;
cout << número << endl;
Se você executar esse código, a segunda linha não escreverá 32.768, mas sim -32768.
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